Aprenda a Ser Gentil Consigo Próprio

Artigo Publicado na revista Online EsmeraldAzul

11 Maio 2015

 

logo-topo-pt

 

 

images

 

 

Na sociedade moderna somos condicionados pelas imagens de perfeição, sucesso e beleza apresentados nos filmes, séries de televisão, revistas e celebridades. Estes condicionamentos fomentam padrões de julgamento e crítica pessoal, de preocupação com o que temos que atingir para sermos reconhecidos, amados e apoiados pelos que nos rodeiam. Por vezes a fasquia é colocada em níveis tão elevados que esta constante condenação, crítica e exigência pessoal levam a estados de infelicidade, tristeza e frustração.

 

 

Esquecemo-nos de aprender a cuidar de nós, a gostar de nós e a sermos felizes em cada momento presente da nossa vida com aquilo que aqui está, com o que já somos neste instante e com todas as nossas qualidades e imperfeições que constituem isto de Ser Humano!

 

 

Esta experiência interna de crítica e condenação é projetada para fora: para o mundo e os outros. Podemos acreditar que sem cuidarmos de nós estamos aptos a cuidar dos outros, mas se partirmos do ponto em que fomentamos o amor próprio, a auto-estima, a aceitação pessoal e o aceitar o que somos neste momento presente partimos de um pilar mais construtivo para verdadeiramente sabermos amar o próximo e respeitá-lo igualmente pelas suas perfeições e imperfeições.

 

 

No contexto do mindfulness existem várias formas de fomentar esta capacidade de gentileza e aceitação de nós próprios:

 

 

Momento presente: o cultivo da atenção no agora é um dos princípios básicos do mindfulness. Ao estarmos no presente reconhecemos a experiência interna e externa do momento. Ao fomentarmos esta atenção reconhecemos quem somos realmente, não quem gostávamos de ser, mas quem somos genuinamente! Para além disso reconhecemos como nos sentimos e do que precisamos para cuidarmos melhor de nós próprios, de caminharmos todos os momentos do nosso dia para encontrar maior felicidade e bem-esta

 

Aceitação: aceitação do nosso momento presente permite-nos fomentar a capacidade de abraçar cada instante da nossa experiência tal e qual ela é. Quando expandimos a aceitação para incluir quem somos permitimos reduzir o julgamento e crítica pessoal e abraçarmo-nos em cada momento presente com completa aceitação. Baixamos as nossas defesas perante a vida, os nossos ataques pessoais e encontramo-nos com carinho e benevolência mesmo nos momentos menos perfeitos da nossa expressão individual

 

Seja o seu melhor amigo: ao observar a sua experiência do momento presente reconheça como se sente emocionalmente? De que precisa neste instante? Seja o seu melhor amigo – todos os dias faça algo gentil e carinhoso consigo próprio. Sem exigências e sem expectativas – apenas esteja consigo e abrace-se com amor e carinho.

 

Bondade Amorosa – é uma prática de meditação em que aprendemos a olhar para o nosso mundo interno onde cultivamos amor por nós próprios e pelos outros. Esta prática inclui a repetição de determinadas frases que espelham a bondade amorosa por nós próprios:

Que eu seja feliz

Que eu tenha saúde

Que eu viva em segurança interna e externa

Que eu encontre paz no presente

           

 

Para fazer esta prática:

 

-       Sente-se numa postura confortável. Braços relaxados e costas erguidas. Feche os olhos se for confortável.

 

-       Observe por alguns instantes a sua respiração. Note o inspirar e o expirar em cada momento presente. O movimento do ar no corpo com cada ciclo da respiração.

 

-       Depois, quando se sentir preparado repita as frases interiormente criando a intenção de se permitir encontrar esta bondade amorosa em cada momento presente.

 

-       Quando notar que a sua atenção vagueou – se envolveu em pensamentos do passado ou futuro – traga novamente a atenção para as frases que está a repetir. Pode ficar o tempo que quiser repetir estas frases que permitem gradualmente dissipar padrões de julgamento e crítica pessoal e lhe permitem fomentar uma relação de carinho e bondade consigo próprio.

 

-       No final, volte por alguns instantes à respiração.

 

 

Existe apenas um único momento para ser feliz – AGORA!

 

Dra. Carla Martins

Ser Integral: Centro Português de Mindfulness

Copyright © Ser Integral 2014 - Todos os direitos reservados.

Produção e Concepção por: PTWS - Alojamento Web.