Introdução ao Mindfulness para Professores

Intro Mindfulness professores.002

 

 

PROGRAMA DE INTRODUÇÃO AO MINDFULNESS PARA PROFESSORES

 

9 Maio - 4 Julho

 

O .bFoundations é um Programa de Introdução Mindfulness para Professores e outros profissionais associados à área da Educação. Tem como objetivo apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional dos Professores e outros profissionais da área educativa com o estabelecimento de uma prática pessoal de Mindfulness e Compaixão e sua integração na vida profissional. Estudos na área do mindfulness para professores (Jennings et al, 2013; Flook et al, 2013; Weare, 2014; Beshai, 2016) reportam melhoria ao nível do stress, regulação emocional, redução de burn-out e eficácia no ensino (gestão da sala de aula e relação com os alunos). Este Programa, tem a duração de 8 semanas e a intenção de:

 

• Contribuir para o bem-estar pessoal e profissional dos professores e restante comunidade educativa.

• Fomentar uma base teórica e científica do mindfulness em geral e especificamente em contexto escolar

• Apoiar no estabelecimento de uma prática pessoal de Mindfulness

• Trazer mais presença, abertura e compassividade para a prática educativa.

 

PROGRAMA:

Trata-se de uma adaptação dos programas de MBSR e MBCT dirigida a professores e educadores e tem como material de apoio o livro “Mindfulness: programa de 8 semanas” de Mark Williams e Danny Penman.

 

Este programa terá a duração de 8 semanas, com uma sessão semanal de 90 minutos às Segundas-feira das 18.00 às 19.30

 

Sessão 1: Sair do Piloto Automático.

Sessão 2: Trazer Curiosidade para a nossa experiência.

Sessão 3: Mindfulness no dia-a-dia

Sessão 4: Sintonizando com os pensamentos e emoções

Sessão 5: Explorando as dificuldades: construir resiliência

Sessão 6: Relacionar-se consigo e com os outros

Sessão 7: Desenvolvendo Equilíbrio na nossa vida

Sessão 8: Mindfulness e as outras áreas da Vida

 

Durante o programa deverá dispor entre 20 - 30 minutos diários para as práticas de mindfulness em casa.

 

VALOR: 200€

 

DURAÇÃO E HORÁRIO

 

:: 8 semanas

 

:: sessões à Sábados das 10.30 às 12.00

 

Sessão 1: 9 Maio

Sessão 2: 16 Maio

Sessão 3: 23 Maio

Sessão 4: 30 Maio

Sessão 5: 6 Junho

Sessão 6: 13 Junho

Sessão 7: 27 Junho

Sessão 8: 4 Julho

 

 

LIMITE DE PARTICIPANTES:

- Mínimo-Máximo: 8-12 participantes. Pretende-se com este limite garantir um acompanhamento personalizado e individual ao longo do curso de forma a garantir um apoio rigoroso na prática e desenvolvimento das técnicas de mindfulness e a sua aplicação em diferentes dimensões do dia-a-dia.

 

INSCRIÇÕES

 

Até 1 Maio para filipasoares@serintegral.pt

 

Este Programa não têm qualquer cariz de formação profissional. Trata-se de um programa para aprender técnicas de mindfulness para benefício e aplicação a nível pessoal. No entanto,este programa serve como pré-requisito para formação profissional em Programas de Mindfulness para Alunos (Mindfulness in Schools Project, UK). Para ensinar mindfulness aos mais novos é essencial que os professores se tornem familiares com estas práticas e as incorporem na sua forma de ser e ensinar.

 

A participação no Programa de Introdução ao Mindfulness para Professores não prevê nenhum diploma, mas poderemos emitir uma declaração de participação. Caso pretenda obter a declaração de participação terá nos solicitar a mesma no final do programa e terá que ter completado 80% da carga horária total do mesmo.

 

FACILITADORA

 

1.. DADOS PESSOAIS

   Nome Filipa Soares


           E-mail filipasoares@serintegral.pt

 

PERCURSO FORMATIVO

• Formação Programa de Mindfulness para Professores e Comunidade Educativa (.bFoundations) pela Mindfulness in Schools Project (UK)

• Formação Mindfulness para Crianças e Jovens pelo Mindfulness in Schools Project (UK), Mindful Schools (USA), Susan Keiser Greenland (USA) e Gina Biegel (USA) | 2014-2017

• Formação pessoal em Mindfulness com Saki Santorelli e Florence Meyers: Mind & Body Medicine (Centro de Mindfulness da Universidade de Massachusetts, E.U.A); Tara Brach e Jack Kornefield, Power of Awareness (Sounds True, USA), Oren Sofen: Mindful Comunication (Mindful Schools, USA), Mikaela Ovèn Parentalidade Consciente, (Life Training, Portugal), Elisa Kozasa: CEB – Cultivating Emotional Balance (Ser Integral:Centro Português de Mindfulness, Portugal), Carla Martins: MBSR (Ser Integral:Centro Português de Mindfulness, Portugal).

•Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (2003).

 

PERCURSO PROFISSIONAL

• 2015- atual – Colaboradora do Ser Integral: Centro Português de Mindfulness com funções de professora de mindfulness para crianças e adolescentes.

• 2006- 2012 – Coordenadora de projetos nacionais e europeus e técnica de Redução de Riscos em contextos festivos na APDES: Agência Piaget para o Desenvolvimento

• 2004- 2006 – Técnica de Redução de Riscos com consumidores de drogas (escolas, contextos festivos e salas de consumo assistido) e trabalhadores de sexo na ABD – Associació Benestar y Desarollo (Barcelona)

• 2002- 2003 – Psicóloga e Técnica de Apoio à Vítima na APAV: Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.

PERCURSO ACADÉMICO

• 2018 – até à data – Programa Doutoral em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

• 1998-2004 – Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

 

 

www.serintegral.pt | geral@serintegral.pt

Copyright © Ser Integral 2014 - Todos os direitos reservados.

Produção e Concepção por: PTWS - Alojamento Web.