PROGRAMA DE MINDFULNESS PARA ESCOLAS | ALUNOS

 

PROGRAMA INTEGRAL DE MINDFULNESS PARA ESCOLAS

 

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O objetivo do Programa de Mindfuness para Alunos é explorar a prática de Mindfulness enquanto competência de vida para que os alunos e alunas:

 

:: se sintam mais felizes, calmos(as) e realizados(as);

:: se relacionem melhor com os outros;

:: se concentem e aprendam melhor;

:: lidem com o stress e ansiedade;

:: tenham melhor desempenho (ex.: música, desporto, etc)

 

Quantas vezes pedimos aos alunos para prestar atenção? E quantas vezes dedicamos um momento a mostrar como se faz?

 

O Mindfulness é utilizado desde a década de 70 como prática terapêutica em diversos contextos (saúde, empresas, educação) e tem demonstrado resultados comprovados no aumento do bem-estar físico e psicológico. A investigação em neurociência comprova a utilidade da utilização deste tipo de abordagens na Educação.

 

Nas sessões de mindfulness na sala de aula, os alunos treinam o seu “músculo da atenção”: ouvir um som até ao fim; prestar atenção às sensações do corpo; reparar como se está a sentir agora, etc. Ao longo do Programa estas práticas vão sendo interiorizadas e integradas no dia-a-dia das crianças/adolescentes, dando-lhes uma maior consciência do seu foco, dos seus padrões de pensamento e uma maior presença nas situações que vive no agora.

 

A prática de mindfulness contribui também para reduzir os níveis de stress e melhorar a capacidade de regulação emocional. Reduzir o stress nas escolas é fundamental para criar ambientes favoráveis à aprendizagem. Se estamos nervosos ou agitados o nosso cérebro não pode aprender novos conteúdos nem aceder à informação que já tem armazenada. Entra em modo automático reagindo às situações de forma impulsiva. Com a prática de mindfulness vamos criar um espaço entre a situação desafiante que estamos a viver para, em vez de reagirmos, respondermos de forma consciente. Abre-se o caminho para uma maior integração da experiência interna e externa.

 

O Programa de Mindfulness trabalha também valores como a generosidade e a gratidão. Estudos revelam que este tipo de práticas contribui para o nosso bem-estar e felicidade bem como para o daqueles que nos rodeiam. São, sem dúvida, ingredientes indispensáveis para pessoas mais empáticas, presentes e cooperantes.

 


 

 

Classroom 300

 

O QUE DIZEM OS ALUNOS:

:: Em que é que o Mindfulness te ajudou?

“Ficar mais calmo”; “Saber onde está a atenção”; “Conhecer-me melhor, a saber o que tenho dentro de mim”; “A adormecer”;“A conhecer as emoções”;“Ouvir os sinais do corpo”; “Dizer coisas amáveis”; “Sentir-me melhor”; “A sentir-me feliz”.

 

O QUE DIZEM AS PROFESSORAS

“Ajudou-me a "manter a calma" em muitas situações do dia-a-dia. a conhecer-me melhor, a ter tempo para mim” Q1;

“Aprendi a acalmar-me e a ponderar as minhas atitudes” Q2;

“Adquiri técnicas para aplicar dentro e fora da sala de aula. Penso mais no momento presente e aplico o que aprendi para me acalmar” Q3;

“Também, tive oportunidade de aprender a cuidar mais do meu corpo e da minha mente. Atualmente, aproveito mais do momento presente, com atenção plena, e tenho maior capacidade de controlo e de escolha (por exemplo, não dialogar com os meus pensamentos e focar-me mais no momento presente) (...).” Q5

“Aprendi a ficar mais calma, a não reagir por impulso. O facto de "escutarmos" o nosso corpo, de repararmos na respiração,...ajudou muito a ficar mais calma, relaxada, concentrada...” Q6

“Melhorei a minha capacidade de agir perante situações de stress na sala de aula.” Q7

 

O QUE MUDOU NA SALA DE AULA

“temos mais momentos de pausa” (FG1)

“sinto-me menos reativa”(FG1)

“deixei de berrar. Agora fazemos uma pausa e tocamos o chime”(FG1)

“Mantenho as práticas de gentileza e continuo a utilizar o material de apoio ao professor e repito alguns exercícios propostos”(FG1)

“Mantemos pequenas práticas de mindfulness na respiração nos momentos de transição (manhã, depois do intervalo e depois de almoço)”(FG1)

 

 

Vamos brincar com a Atenção! (animações do Currículo .b utilizadas nos nossos Programas)

 

 

 

 

Vamos sair do piloto automático! (animações do Currículo .b utilizadas nos nossos Programas)

 

 

Estrutura do Programa:

Curriculum de Mindfulness em sala de aula (6 aos 18 anos)

 

Objetivos e Conteúdos:

:: apoiar a turma no estabelecimento de práticas de mindfulness no seu dia-a-dia;

:: conhecer como funciona o nosso cérebro e a nossa capacidade de foco e atenção; :: práticas de mindfulness centradas na respiração, corpo, emoções, pensamentos, bondade e gratidão;

 

Inclui:

:: 8 a 10 sessões de 30 minutos 1x/semana

:: material de apoio para alunos

:: material de apoio para professores

:: material de apoio para pais (opcional)

:: chime/audios para turma

:: sessão de follow-up com professores (2h)

:: relatório de avaliação

 

* o Programa não requer nenhum material adicional por parte da escola e será aplicado em contexto de sala de aula na presença do professor(a) responsável.

 

** a avaliação do Programa requer o preenchimento de questionários pré/pós-teste por parte de alunos e professores

 

TABELA PREÇOS 2016/2017

Nº de Turmas Valor* Desconto
1 a 4 turmas 330€ /turma  
5 a 8 turmas 297€ /turma 10%
9 a 12 turmas 264€ /turma 20%
+ de 12 turmas 231€ /turma 30%

 

*valor sem IVA

 

 

SOBRE A INSTRUTORA DO PROGRAMA:

Filipa Morais Soares

Contacto: filipasoares@serintegral.pt | 925099196

 

PERCURSO FORMATIVO

• Formação Programa de Mindfulness para Professores e Comunidade Educativa (.bFoundations) pela Mindfulness in Schools Project (UK)

• Formação Mindfulness para Crianças e Jovens pelo Mindfulness in Schools Project (UK), Mindful Schools (USA), Susan Keiser Greenland (USA) e Gina Biegel (USA) | 2014-2017

• Formação pessoal em Mindfulness com Saki Santorelli e Florence Meyers: Mind & Body Medicine (Centro de Mindfulness da Universidade de Massachusetts, E.U.A); Tara Brach e Jack Kornefield, Power of Awareness (Sounds True, USA), Oren Sofen: Mindful Comunication (Mindful Schools, USA), Mikaela Ovèn Parentalidade Consciente, (Life Training, Portugal), Elisa Kozasa: CEB – Cultivating Emotional Balance (Ser Integral:Centro Português de Mindfulness, Portugal), Carla Martins: MBSR (Ser Integral:Centro Português de Mindfulness, Portugal).

 

PERCURSO PROFISSIONAL

• 2015- atual – Colaboradora do Ser Integral: Centro Português de Mindfulness com funções de professora de mindfulness para crianças e adolescentes.

• 2006- 2012 – Coordenadora de projetos nacionais e europeus e técnica de Redução de Riscos em contextos festivos na APDES: Agência Piaget para o Desenvolvimento

• 2004- 2006 – Técnica de Redução de Riscos com consumidores de drogas (escolas, contextos festivos e salas de consumo assistido) e trabalhadores de sexo na ABD – Associació Benestar y Desarollo (Barcelona)

• 2002- 2003 – Psicóloga e Técnica de Apoio à Vítima na APAV: Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.

 

PERCURSO ACADÉMICO

• 2018 – até à data – Programa Doutoral em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

• 1998-2004 – Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

 

 

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