Uma Escola para Ser
Artigo Publicado na revista Online EsmeraldAzul
26 Maio 2016
É na Escola que a maioria das pessoas aprende a ler e a escrever; aprende Matemática, Geografia, História, Inglês, Francês e outros porquês. A Escola dedica grande parte do seu trabalho no ensino, aprendizagem e avaliação de todos estes conteúdos cognitivos. Foca-se no SABER e no FAZER. Dirige-se para o resultado: SABE ou NÃO SABE.
Para conseguirmos que cada criança e cada adulto consiga desenvolver todo o seu potencial na Escola e na Vida, para além de repensarmos o modo como transmitimos o SABER e o FAZER, temos que dedicar mais atenção ao SER. |
Nos últimos anos, além deste foco na aprendizagem de conteúdos cognitivos, cada vez mais atenção tem sido dedicada ao desenvolvimento da inteligência social e emocional dos alunos, como aliado nos processos de aprendizagem, de equilíbrio emocional e bem-estar. Cada vez mais Escolas sentem necessidade de ter ferramentas para trabalhar não só o SABER e o FAZER mas também o SER.
Os Programas de Mindfulness para Escolas contribuem para preparar o terreno para que todos estes SER possam crescer e desabrochar dentro de cada aluno, de cada professor, de cada pai/mãe. |
Com a prática de Mindfulness nas Escolas trabalhamos a capacidade de foco/atenção. Quantas vezes pedimos aos alunos para prestar atenção? Quantas vezes dedicamos um momento para mostrar como se faz? Nas sessões de mindfulness na sala de aula, os alunos treinam o seu "músculo da atenção": ouvir o som do sino do início ao fim; prestar atenção às sensações do corpo. Ao longo do Programa de Mindfulness estas práticas vão sendo interiorizadas e integradas no dia-a-dia das crianças, dando-lhes uma maior consciência do seu foco, dos seus padrões de pensamento e uma maior presença nas experiências que vive no agora. Ser autor.
A prática de mindfulness contribui também para reduzir os níveis de stress e melhorar a capacidade de regulação emocional. Reduzir o stress nas escolas é fundamental para criar ambientes favoráveis à aprendizagem. Se estamos nervosos ou agitados o nosso cérebro não pode aprender novos conteúdos em aceder à informação que já tem armazenada. Entra em modo automático reagindo às situações de forma impulsiva. Com a prática de mindfulness vamos criar um espaço entre a situação desafiante que estamos a viver para, em vez de reagirmos, respondermos à situação de forma consciente.
Abre-se o caminho para uma maior conexão entre a experiência interna e externa. Ser autêntico. |
O Programa de mindfulness trabalha também valores como a generosidade e a gratidão. Estudos revelam que este tipo de práticas contribuem para o nosso bem-estar e felicidade para o bem-estar e felicidade do que nos rodeia. São, sem dúvida, ingredientes indispensáveis para pessoas mais empáticas, cooperantes. Ser feliz.
Não é o que todos queremos?
Dra. Filipa Soares
Ser Integral: Centro Português de Mindfulness