Optimize a sua Saúde com o Mindfulness
Artigo Publicado na revista Online EsmeraldAzul
14 Abril 2015
Uma das ferramentas mais simples para otimizar a sua saúde física e mental é a prática de mindfulness. Mindfulness ou, em português, atenção plena refere-se à nossa capacidade de experienciarmos cada momento presente da nossa vida com consciência e presença.
São vários os programas baseados no treino de mindfulness aplicados em contextos terapêuticos sendo o mais conhecido o curso de Mindfulness para Redução de Stress e Desenvolvimento Emocional (Mindfulness-Based Stress Reduction – MBSR) o qual foi desenvolvido nos E.U.A. pelo Dr. Jon Kabat-Zinn cientista e médico de medicina preventiva da Universidade de Massachuetts.
Vários estudos científicos demonstram a eficácia deste protocolo em termos de redução de stress, diminuição da ansiedade e sintomas depressivos, dor crónica, reequilíbrio do sistema nervoso, melhoria do sistema imunitário, otimização da concentração e atenção, aumento da produtividade laboral e capacidade de lidar com desafios do dia a dia, melhoria das relações interpessoais entre outros.
O que se aprende neste programa de mindfulness:
Viver no momento presente – na vida diária a tendência para viver no passado ou futuro é muito grande. A mente facilmente perde contato com a experiência presente e se move na realidade mental do que já foi ou do que está para vir. O mindfulness dá-lhe ferramentas muito práticas e simples para desenvolver a capacidade de focar a atenção no momento presente da sua experiência.
Treinar o Músculo – como qualquer outra nova capacidade que pretendemos desenvolver, o mindfulness requer um empenho rigoroso e uma prática sistemática das práticas apresentadas ao longo das semanas do programa. Ao incluir estas práticas de uma forma regular no dia-a-dia irá permitir que o “músculo do mindfulness” - que lhe permite estar focado no momento presente - se desenvolva e fortaleça.
Encontrar o corpo – é muito fácil ficarmos presos na realidade mental que criamos ao estarmos constantemente envolvidos nos cenários do passado ou do futuro. É como se ao vivermos constantemente na nossa mente, nos desligássemos do corpo, ficássemos como que surdos perante a informação constante que o corpo nos envia. Esta informação é extremamente valioso e é como um compasso para a nossa experiência diária. Encontrarmos o corpo no momento presente permite-nos enriquecer a nossa experiência, viver mais profundamente cada momento da nossa vida.
Abraçar as Emoções – muito facilmente, até de uma forma inconsciente, fugimos das emoções que nos causam dor ou sofrimento. Reprimimos estas pequenas (ou grandes) feridas que vão surgindo sem sabermos exatamente como as curar. A única coisa que sabemos é que senti-las e permitir que elas ocupem a nossa experiência consciente nos causam demasiado desconforto. O mindfulness permite-nos, de uma forma gentil e carinhosa, olhar para estas feridas e através de uma postura interna de aceitação e receptividade escutar o que elas nos têm para dizer e o que nos pedem. Ao nos abrirmos a estas emoções encontramos forma de as transformar em algo que nos traz mais equilíbrio, harmonia e consciência.
Aprenda a ser feliz no momento presente da sua vida!
Dra. Carla Martins
Ser Integral: Centro Português de Mindfulness