O Momento de Acordar
Artigo Publicado na revista Online EsmeraldAzul
13 Outubro 2014
Qual é a primeira coisa que pensa e faz quando acorda de manhã?
O mais comum na sociedade ocidental é termos o feedback de acordar acelerado, apressado em se arranjar para mais um dia de trabalho, preparar os filhos para a escola, colocar o pequeno almoço na mesa e gerir os mil e um pensamentos que correm na sua mente sobre o que vai ter que fazer durante o dia. Ou seja, passa de um estado de profundo repouso e inatividade para uma aceleração mental que leva o corpo a segregar uma série de hormonas e neurotransmissores que refletem este estado mental de aceleração perante as exigências externas presentes - o que o leva logo pela manhã a sentir aquele stress de “mais um dia”!
Parece-lhe uma boa forma de acordar? Parece-lhe benéfico ou produtivo? De que forma pode cultivar um acordar mais harmonioso e mindful para o seu dia de forma ao corpo iniciar lenta e calmamente as atividades que tem de executar durante mais um dia e para intencionalmente cultivarmos um estado mental e emocional mais positivo e de consciência/atenção plena para o seu dia?
- Defina o horário do despertador entre 10-30 minutos antes do que é usual – parece-lhe muito? Experimente e observe por si próprio os resultados em termos do seu bem-estar – a recompensa é muito benéfica.
- Desligue o despertador e não pegue no seu telefone para ver chamadas, emails ou outro material que exerça qualquer estimulação mental. A sua mente já faz isso por ela própria e com estas ferramentas vai re-educar a mente a começar o dia num tom mindful (i.e., atenção plena)
- Deitado ou sentado, feche novamente os olhos e faça pelo menos três respirações conscientes: Observe o ar a entrar no corpo quando inspira e observe o ar a sair do corpo quando expira. Sinta o ar no corpo. Se preferir pode fazer respirações profundas e lentas ou manter o ritmo natural da respiração.
- Reconheça a beleza e a perfeição do seu momento presente – acordou, está aqui e agora, neste instante. Mais um dia, mais uma nova oportunidade para recomeçar, para agir com atenção plena e consciência durante o dia, para escolher quem quer ser neste momento da sua vida. Respire, esteja grato por este instante e pela sua vida – independentemente do que possa estar a vivênciar.
- Defina uma afirmação que o ajude a criar uma intenção positiva para si e para o seu dia: na sua relação consigo próprio, com os outros e com o mundo. Respire. Sinta a afirmação que definiu à medida que a vai repetindo interiormente.
Alguns exemplos:“Estou aqui, presente, atento, ciente. Receptivo perante a experiência da vida mantendo a calma e a serenidade em cada instante do meu dia”; “Alerta, presente e atento. Vivo cada instante cada vez mais consciente e compassivo comigo, com os outros e o com a vida” ; Sou feliz e calmo no momento presente”.
- Se tiver tempo faça uma meditação mindfulness antes de iniciar as suas atividades. Esta prática pode ir de 5 a 45 minutos consoante o tempo que tiver disponível. Para uma prática de 5 minutos veja o vídeo em baixo.
Meditação Mindfulness (Atenção Plena) Guiada na Respiração - 5 minutos from Centro Português de Mindfulness on Vimeo.
- Levante-se, sinta o corpo na postura de pé e alongue o corpo:
- inspire e estique os braços em direção ao tecto – alongue bem os braços como se quisesse tocar no tecto - , expire e desça os braços.
- Inspire e ao expirar leve os braços em direção aos pés como se quisesse tocar com o tronco nas coxas. Inspire e suba o tronco.
- Pode fazer outros alongamentos que pratique de yoga, chi-kung, Lu Jong ou pilates.
Durante o dia sempre que sentir que a sua atividade mental e externa lhe estão a criar algum stress, agitação e nervosismo – faça uma pausa, crie espaço e faça 3 respirações conscientes. Relaxe no momento, presente e atento à sua experiência neste instante.
Escolha ser feliz em cada momento do seu dia!
Dra. Carla Martins
Ser Integral: Centro Português de Mindfulness