Mindfulness: O Viver no Momento Presente
Artigo Publicado na revista Online EsmeraldAzul
8 Dezembro 2014
Mindfulness poderá ser definido como uma forma de estar na vida e de viver com consciência cada momento da sua experiência. A verdade é que a maioria das vezes está presente no seu dia em piloto automático – a fazer uma determinada atividade automaticamente enquanto pensa no que vai fazer a seguir, prepara listas na sua cabeça de tarefas que tem que completar ao longo do dia ou então se ocupa a reviver momentos passados focando-se no que foi e no que deveria ter sido. Enquanto envolvido neste movimento constante da mente entre o passado e o futuro, não está a viver o seu momento presente. E se pensar, o momento presente é o único momento que tem para viver e ser feliz! Todos nós apenas vivemos no agora – o passado já foi, já aconteceu e não ocupa a nossa experiência deste instante e o futuro é apenas uma projeção de uma imagem mental do que poderá ser o futuro. A verdade é que quando chegamos ao futuro, esse momento nunca é como esperávamos que seria.
Então, mindfulness, é uma forma de aprender a viver em cada momento da sua experiência com presença e consciência plena, um momento a seguir ao outro, e estar realmente consciente do que se está a passar no agora o que lhe permite realmente saborear cada instante na sua potencialidade. O viver no agora não é tarefa fácil, mas com disciplina, persistência e motivação todos temos capacidade para o experienciar em plenitude.
Ficam algumas sugestões para começar a fomentar esta capacidade de viver com presença e receptividade cada momento do seu dia:
1. Estabeleça uma prática formal de meditação mindfulness diária – 10 a 20 minutos por dia é um bom começo. Pode utilizar os vídeos de meditação mindfulness guiada do Ser Integral (aqui) ou a aplicação MINDAPPS que dispõe de várias meditações guiadas (aqui)
2. Faça uma coisa de cada vez: uma tarefa em cada momento em vez de executar várias tarefas ao mesmo tempo. Por exemplo, se está a comer – apenas foque o seu momento nessa atividade. Se estiver a falar ao telefone, fale apenas ao telefone. Se está a responder a um email, responda apenas ao email. Não divida a sua atenção, foque a sua atenção plenamente na tarefa que executa em cada instante.
3. Execute as suas tarefas com calma e realmente presente no momento convidando-se estar realmente atento ao que está a fazer naquele momento.
4. Faça pausas mindful ao londo do dia – nestas pausas contemple o seu momento presente: por exemplo esteja atento à sua respiração, as sensações no seu corpo, os pensamentos ou emoções.
5. Observe o seu processo mental e reconheça se o seu pensamento tende a estar no passado ou no futuro. Aprenda a reconhecer os seus pensamentos e a reconvidar a sua atenção para o momento presente.
6. Quando estiver a falar com alguém, esteja realmente presente. Ouça com atenção a outra pessoa, cultive a interação do seu momento presente e reconheça a sua tendência nestes momentos – tende a estar a avaliar o que está a ouvir, a pensar sobre outras coisas ou realmente presente com a pessoa que está à sua frente?
7. Faça refeições com atenção plena - não divida a sua atenção entre comer, ver televisão ou falar ao telefone ou ver emails. Esteja realmente atento ao ato de comer –sinta o cheiros, a textura e o sabor dos alimentos que tem no prato.
Viva plenamente cada momento presente do seu dia!
Ser Integral: Centro Português de Mindfulness