Mindfulness para Crianças e Adolescentes

Mindfulness para Crianças e Adolescentes

Programas adaptados que ensinam crianças e jovens (8-18 anos) a cultivar atenção plena, gerir emoções e desenvolver resiliência. Ferramentas práticas para uma vida mais consciente, calma e equilibrada.

Os Programas de Mindfulness para Crianças e Adolescentes desenvolvidos pelo Ser Integral | Centro Português de Mindfulness seguem protocolo dos Programas Inner Kids, de Susan Keiser Greenland, Still Quiet Place de Amy Saltzman e de MBSR-T de Gina Biegel.

Como poderei proporcionar ao meu filho e/ou à minha filha a oportunidade de reconhecer e lidar com a sua experiência interna (sensações, pensamentos e emoções?) Como lhe poderei dar recursos para maximizar a sua capacidade de foco e de atenção, reconhecer e regular as suas emoções e responder às situações quotidianas com calma, clareza gentileza e compaixão?

No mundo atual, as crianças e adolescentes estão perante mais pressão e experienciam mais stress do que antes associados às exigências académicas, atividades extracurriculares, relações interpessoais na escola, relações familiares e as exigências técnológicas que constantemente estímulam os jovens causando elevados níveis de stress, ansiedade, depressão, irritabilidade e em alguns caso diminuição na capacidade de atenção desempenho cognitivo.

Os cursos de Mindfulness para crianças e adolescentes desenvolvidos por estas entidades competentes permitem ensinar as crianças e os jovens e lidar com a mudança, stress, desilusões e emoções fortes de uma forma eficiente e construtiva. Estes programas fornecem a capacidade de aprender a abrandar e parar no meio da agitação diária das suas vidas, a tomar decisões mais discernidas e conscientes e a viver no presente sem julgamento ou crítica. 

Idades & Formato

  • Teremos cursos a decorrer separadamente para crianças entre os 8-11 anos e para adolescentes entre os 12-14 anos e 15-18 anos.  

  • Temos disponíveis formatos individual e grupal, assim como no presencial ou online.


Próximas Datas

  • Individual: temos horários abertos para formato individual para jovens com a Dra Carla Martins. Custo total de 70 euros por sessão (total de 8 sessões).

  •  Grupal: horário a definir. Custo total de 210 euros.

Este vídeo retrata o impacto do mindfulness nas crianças! Exemplos que nos fazem sorrir!

  • A lidar com situações da vida quotidiana com menos reação emocional
  • Fortalecem a capacidade de prestar atenção e focar na atividade que estão a desempenhar no momento presente
  • Aprendem estratégias eficientes para tomar decisões mais discernidas e conscientes
  • Aumentam a compaixão e aceitação por si próprios e pelos outros
  • Aprendem e desenvolvem ferramentas para regulação emocional e redução de stress


Todas as sessões incluem a apresentação de tópicos específicos e práticas formais e informais de mindfulness. O grupo terá também tempo e espaço para partilhar e integrar a sua experiência.


  • Maior capacidade de atenção conseguindo estar durante mais tempo atentos e focados durante as aulas
  • Redução de ansiedade e aumento na capacidade de se manterem calmos
  • Aumento da consciência do seu corpo, pensamentos e emoções o que aumenta a capacidade de gestão emocional e mental perante situações de stress e desafio
  • Melhoria nas relações interpessoais entre alunos: aumento da compaixão, gentileza, paciência, controlo de impulsos reativos e redução do bullying
  • Aumento da função executiva das crianças/adolescentes que está associada ao desempenho cognitico e sucesso escolar
  • Melhoria de sintomas de hiperatividade e défice de atenção, depressão, stress, ansiedade, agressividade, impulsividade, etc


Mais informação em: http://www.esmeraldazul.com/pt/blog/mindfulness-para-os-mais-novos-e-para-os-mais-velhos/

Duração e Práticas

Este curso tem a duração de 8 semanas (ou 4 semanas com duas sessões por semana), com uma sessão semanal de 60 minutos que inclui várias práticas formais e informais de mindfulness adaptadas a estas idades.

Contamos com práticas para cultivar a consciência corporal, atenção plena na respiração, emoções e pensamentos, assim como em atividades informais como caminhar, alimentação e respostas mindful em atividades do dia-a-dia. Adicionalmente, alguns exercícios são desenvolvidos para fomentar a consciência no momento presente, expressão criativa e comunicação verbal. O processo de aprendizagem é interativo e basea-se em exercícios, jogos e fábulas adaptadas às várias idades.

Prática em Casa

Os participantes são solicitados a cumprirem determinadas práticas em casa entre cada sessão do programa para aprofundarem os ensinamentos apresentados nas sessões de forma a cultivar a aplicação do mindfulness em cada momento da sua vida.

Material de Apoio

Os participantes receberão as práticas formais em formato audio assim como um manual com exercícios a serem completados durante o curso.

Facilitadoras

Facilitadoras

Dra. Carla Martins- Psicóloga com especialização na área Clínica e da Saúde, Psicologia Transpessoal e em Intervenções Terapeuticas Baseadas em Mindfulness e Trauma. Neuropsicóloga Clínica e Professora Certificada de Mindfulness (MBSR) para adultos pelo Centro de Mindfulness da Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts, E.U.A.,estando a orientar programas de MBSR desde 2007 e com experiência na orientação de Programas de MBSR Online desde 2012. Professora Certificada de MBCT para a população clínica e MBCT for Life para a população em geral pelo Oxford Mindfulness Center, Universidade de Oxford. Professora de Mindfulness para adolescentes e crianças desde 2013 pela Mindful Schools & Still Quiet Place (E.U.A.), Professora de Prevenção de Recaída Baseada em Mindfulness (MBRP) e Supervisora de Mindfulness. Com formação em Teoria Polivagal e em formação em Somatic Experiencing (abordagem terapêutica para o tratamento de trauma) e Sistemas FAmiliares Internos (IFS). Autora do livro Mindfulness-Based Interventions for Older Adults: Evidence for Practice e Mergulhar no Ser e Não Ser (mais informação aqui)

A participação no Programa Introdução ao Mindfulness Online não prevê nenhum diploma, mas poderemos emitir um certificado de participação. Caso pretenda obter o certificado de participação deverá solicitar a mesma no final do programa e terá de submeter o seu Diário de Prática que é uma das actividades inerentes ao programa.

Nota: Os programas de mindfulness que desenvolvemos não têm qualquer cariz de formação profissional. São programas para aprender técnicas de mindfulness (terapia cognitiva comportamental de 3ª geração) para benefício e aplicação a nível pessoal. Existem cursos profissionais e pós-graduações lecionados por entidades competentes, mas este não habilita o ensino das técnicas. No entanto, a participação a nível pessoal em programas de mindfulness (em particular o programa de 8 semanas - MBSR) é normalmente um pré-requisito para frequentar cursos de formação de instrutores de mindfulness.

  • Cancelamento até 4 semanas antes do programa iniciar prevê o reembolso total pago menos taxa de transferência bancária

  • Cancelamento após este prazo: não haverá reembolso (poderá ser possível a transferência para outra edição/coorte; por favor contacte-nos).

  • Caso o Ser Integral tenha necessidade de cancelar a formação, será feito o reembolso integral apenas da propina (não serão cobertos custos de viagem ou alojamento).